sexta-feira, 2 de maio de 2014

O som quente do Vintage HIFI

Alguma vez sentiu que falta qualquer coisa no som da sua aparelhagem mais recente ou que a coluna Bluetooth não lhe enche as medidas? Gostaria de comprar algo novo mas o mercado não responde às suas solicitações ou tudo lhe parece estupidamente caro?

Eu, evolui desde os finais dos Anos 90, acompanhando o que o mercado oferecia. Fui um early adopter do CD audio, assim como do Cinema em Casa, sempre atrás das novidades.

Mas sempre me pareceu que faltava alguma coisa. Atribuía o problema ao facto dos meus amplificadores de Home Cinema serem Low Budget, mas mesmo quando comprei um gama alta, o som não me enchia a alma.

Certo dia fui buscar o meu velho Technics SU-500 de 1986 à arrecadação para ligar no quarto. Mesmo sendo um amplificador baratucho da época, fiquei impressionado com o som. Racionalizei a coisa e pensei "isto é nostalgia", é tudo da minha cabeça.
Ao longo dos anos, admiti que um amplificicador ou receiver Home Cinema estaria preparado para diálogos e explosões e que não estava afinado ou optimizado para ouvir...música.
E mesmo tendo comprado um topo de gama, que a crítica considerava muito bom "music performer", fiquei sempre desapontado.

A dúvida desvaneceu-se nos finais de 2013 quando resolvi voltar ao Vinil. Liguei o gira-discos ao meu Home Cinema (por sorte tem pré de phono) e experimentei.
A experiência foi muito agradável, mas sempre fiquei com a mania, "tenho de ligar isto a um amplificador Stereo". E assim foi! Comprei um  aclamado Cambridge Audio, liguei tudo, pus o disco a rodar e sentei-me...

Tudo parecia perfeito e até admito que o som era "limpo", limpo, flat, sem vida, estéril!! Argh!

Mas que raio?
Voltei a desmontar tudo e adivinhem? Fui buscar o Technics.

O propósito deste blog é partilhar a experiência que tive ao voltar a um simples amplificador dos Anos 80  e a razão porque hoje, poucos meses depois, estou num processo de regresso ao Passado, regresso ao som quente e envolvente analógico do Vinil, dos amplificadores transistorizados.
Tornei-me um colecionador de Vintage HIFI!

Amigos, não tem nada a ver!!
É como ter passado 20 anos da minha vida vestido de branco, sempre de branco e de um momento para o outro descobrir uma palete de cores e colorir a minha vida.

Até já

Sem comentários:

Enviar um comentário